Quer Conhecer Um Lugar?

Lugar De Hoje:  Londres

DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:País que Pertence: Reino Unido (Inglaterra) - * Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido
Data de Fundação:
 ano 43
Gentílico:
londrino

População: 
11,5 milhões (2009)

Área (em km²): 
2,9
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
  3.965
Administração: 33 distritos (bairros), chamados de boroughs
Principais Atividades Econômicas: serviços, finanças e turismo
Rio Principal: rio Tâmisa
Temperatura média anual: 11°C
Clima: temperado oceânico
Índice Pluviométrico: 800 mm

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Big Ben
- Museu Britânico
- Palácio de Buckingham
- Globe Teathre
- Tate Gallery
- Abadia de Westminster
- Casas do Parlamento
- Museu de Cera Madame Tussaud
- Palácio de St. James
- Tower Bridge
- London Eye
- Torre de Londres
- National Gallery
- Hyde Park
- Royal Opera House
- Zoológico de Londres
- Soho
- Kensington Gardens
- Lambeth Palace
- Millennium Dome
- Upton Park
- Piccadilly Circus
- Green Park

Um Pouco da História

Londres Romana

A cidade Londinium foi fundada pelos Romanos na margem norte do rio Tâmisa, em 43 d.C.. Não há sinais de que tenha existido uma cidade céltica previamente à povoação romana. A antiga vila se desenvolveu próxima à ponte de Londres construída pelos romanos que permitia atravessar o Tâmisa.
Esta fase durou cerca de 17 anos até à pilhagem pelos icenos, tribo celta, liderada pela rainha Boadiceia. Londres foi reconstruída possibilitando um rápido desenvolvimento nos anos seguintes. Acredita-se que se tenha tornado a capital da província Romana Britânica no século II substituindo a antiga capital, Colchester. No século II Londres era cercada por uma muralha onde hoje se localiza a City. No século III a população de Londres era de aproximadamente 45 000 a 60 000 habitantes. Com o começo do declínio do Império Romano, as tropas foram chamadas de volta ao continente e a população da cidade diminuiu.
Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade anglo-saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1 km da velha Londinium romana, na área que hoje se chama Covent Garden. Lundenwic prosperou até 851, quando as invasões dos vikings destruíram a cidade.
Em 880, Alfredo expulsa os vikings, transfere o povoado de Lundenwic para dentro das antigas muralhas romanas, que passa a se chamar Ealdwic ("old city" ou "velha cidade", lugar onde hoje se localiza Aldwych), nomeia um de seus filhos governador da cidade e provavelmente reconstrói a antiga ponte romana sobre o Tâmisa. Daí em diante, Londres se torna um importante centro comercial e começa a desenvolver seu auto-governo original. Após a morte do filho de Alfredo, Londres fica subordinada diretamente aos reis saxões. Após 930, os reis saxãos começam a reunir lá o seu conselho e, em 1000, o Rei Etelredo já a utiliza como sua principal capital. A capital anterior era Winchester, 100 km a sudoeste de Londres. Assim, Londres se firma definitivamente como a capital do reino, inclusive nos períodos do domínio dos vikings (1016 a 1043), do retorno da Inglaterra ao domínio saxão (1043 a 1066) e da dinastia normanda (1066 em diante). Em 1016, o rei dinamarquês, Canuto, o Grande, conquista a Inglaterra. A dinastia saxã foi restaurada em 1043, por Eduardo, o Confessor, que ordenou a construção da Abadia de Westminster

Período medieval

Após a batalha de Hastings, em 1066, os normandos conquistam a Inglaterra, colocando um fim na dinastia anglo-saxã. Guilherme I é coroado rei inglês na recém acabada Abadia de Westminster. Nesta abadia viriam a ser coroados todos os reis da Inglaterra. A residência dos reis da Inglaterra foi, até o fim do período normando, o castelo fortaleza da Torre de Londres, que posteriormente se tornou uma prisão e hoje guarda as jóias da Coroa.

Época dos Tudor (1485-1603)

Este período viu três grandes acontecimentos: a guerra das rosas, a reforma religiosa inglesa e o período Elisabetano. Até a reforma, boa parte de Londres era ocupada por monastérios (mosteiros) e outros estabelecimentos religiosos. Com a reforma de Henrique VIII, os monastérios passaram a outras mãos e outras funções.
Sob a reinado de Elizabeth I, a população de Londres aumentou de 100 000 para 200 000 habitantes. Teatros se instalaram na cidade e Shakespeare fundou o Globe Theatre. Com o declínio do porto de Antuérpia, Londres passa a ter um papel financeiro importante.
Época dos Stuart (1603-1714)
Após a derrota da invencível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu à Londres se desenvolver. Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anticatólicas o deixaram muito impopular. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres. A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, que reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo, onde hoje descansam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XVIII e, ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.

Nascimento da Londres Moderna ( Grandes Saltos)
Em 1700 a população da cidade chegava a 700.000 habitantes, apesar da baixa taxa de fertilidade havia uma alta taxa de imigração, o que explica o alto número de habitantes.
A população recebeu um grande número de judeus Sepharditas e Ashkenazim da Polônia e Alemanha e uma população negra significativa que foi estimada entre 5.000 e 10.000 pessoas, chegando a ser estimada em 20.000.
Em 1800 Londres era considerada a maior cidade do mundo. Uma significante comunidade chinesa começava a surgir. Imigrantes indianos, franceses, italianos, judeus e negros eram frequentes nas ruas de Londres. A população de Londres era, em sua maioria, composta por mulheres e jovens.
No século XVIII, a cidade construiu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi ao pouco se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infra-estrutura e sem saneamento básico decente. Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas.
Em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer à cidade infra-estrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente. Em 1863, Londres começa a construir o primeiro metrô do mundo. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha o que custou a vida de vários habitantes e deixando muitos desabrigados, destruindo também várias zonas da cidade. A reconstrução nos anos 50, 60 e 70 gerou vários estilos arquitetônicos na cidade. Durante as décadas seguintes à segunda guerra, Londres recebeu vários imigrantes vindos de países da Commonwealth, o que fez de Londres uma das cidades mais cosmopolitas do planeta.
Nos anos 1960, Londres se tornou o centro da moda e cultura. Nos anos 80, com seu crescimento económico, Londres volta a ser um centro internacional importante. Londres também ficou conhecida por ter sofrido vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997 e atualmente por extremistas islâmicos como no Atentado em Londres de 7 de Julho de 2005.
Mas Londres Não parou de crescer até os dias de hoje.

Extensão e Demografia
Com a industrialização em marcha, a população de Londres cresceu rapidamente através do século XIX e começos do século XX, e chegou a ser a cidade mais povoada no mundo até ser ultrapassada por Nova Iorque em 1925.
Com uma superfície total de 1579 km² e com 33 distritos (incluindo a City), a Londres atual, ou Grande Londres, conta com 7 517 700 habitantes (2005), que fazem desta uma das cidades europeias mais povoadas, junto com Moscou, Paris, Madri e Berlim. Estima-se que em sua área metropolitana vivem de 10 a 14 milhões de pessoas.

Clima

O clima de Londres é temperado oceânico, com verões raramente quentes (temperatura média de julho: 18 °C), assim como também raramente se vê um inverno muito rigoroso (temperatura média de janeiro: 4 °C). No verão, as temperaturas raramente ascendem a 30 °C, ainda que as altas temperaturas tenham sido recorrentes. A temperatura mais alta registrada em Londres foi de 38,1 °C em 10 de agosto de 2003, e a menor foi de -21,1 °C em dezembro de 1796.

Religiões

A maioria predominante pertence ao cristianismo, assinalados em 58% da população. Os cristãos são seguidos pelos sem religião (15%), muçulmanos (8,5%), hindus (4,1%), judeus (2,1%), sikhs (1,5%budistas(0,8%) e pagãos (0,3%).
 
Política 
A administração de Londres é dividida em dois níveis. Um chamado de "Autoridade para a Grande Londres" e outra composta pelos 33 distritos (ou bairros). A Greater London Authority (GLA) é responsável pelo desenvolvimento da cidade, pelos serviços policiais, serviços de transporte, da luta contra incêndios e desenvolvimento económico. É composta pelo prefeito e assembleia de Londres. Os 33 distritos são compostos por 32 "boroughs" (também chamado de "councils") e mais a City. Eles são responsáveis por serviços sociais, escolares entre outros. A City tem sua própria força policial, a City of London Police independente do resto da força policial da cidade.
A GLA fica a cargo do prefeito. O atual prefeito de Londres é Boris Johnson, também jornalista, do Partido Conservador (eleito em 2008). Londres também é a capital administrativa do Reino Unido. Sua sede fica no Palácio de Westminster.

Setor financeiro
A Cidade de Londres é o maior centro financeiro do planeta.[8] A região é sede da Bolsa de Valores de Londres e Lloyd's of London.
Londres é um dos três principais centros financeiros do mundo, sendo o principal centro financeiro na Europa e o centro líder em negociações na moeda do Euro, mesmo estando o Reino Unido fora do Euro. Os serviços financeiros, empregando 311.200 pessoas na região central de Londres, geraram em 1999 uma renda líquida de £ 31,2 bilhões no exterior. Em Londres existem mais de 480 bancos estrangeiros. A Bolsa de Valores de Londres é uma das maiores bolsas do mundo e a Bolsa de Metais de Londres (em inglês: London Metal Exchange) é a maior bolsa de metais do mundo e o centro mundial de negociação de metais não-ferrosos. A mais importante bolsa de energia da Europa, a Bolsa Internacional de Petróleo (em inglês: IPE - International Petrol Exchange), está localizada em Londres.
Os três arranha-céus mais altos da cidade, que juntos formam o centro financeiro de Canary Wharf. O local é a sede de empresas como o HSBC.
Por cima, Londres é:
  • O maior centro mundial de administração de fundos
  • O centro líder em administração de carteiras não nacionais para clientes no exterior.
  • O maior mercado de moeda estrangeira
  • O maior mercado de balcão do mundo em negociação de derivativos e o segundo maior em negociação de futuros e opções em bolsa, através da Bolsa de Futuros Financeiros Internacionais de Londres (LIFFE) ver Contrato de futuros
  • O centro mundial para a negociação de derivativos em Euro
  • O maior mercado internacional de seguros (Lloyd's of London) e o principal centro de perícia para o mercado de resseguro mundial
  • O maior centro internacional para o mercado de títulos internacionais
  • O centro global de compensação para negociações internacionais em metais preciosos, como ouro e prata.
Educação
Londres possui várias universidades. Com 125 000 estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a Royal Academy of Music.

 Transportes

Londres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde 2003.
Os transportes em Londres são geridos por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Esta encontra-se organizada em secções, cada qual responsável por um meio de transporte: metropolitano, ônibus (autocarros), Docklands Light Railway, etc.Tem todos os transportes: Ferroviário, rodoviário, aéreo e etc.

Conclusão
Londres passou por várias crises, mas nunca parou, e está constantemente em crescimento.Seu desenvolvimento é tão quantitativo e qualitativo que está no tops dos rankings em várias modalidades. Esta é a Grande Londres.